sexta-feira, 28 de abril de 2017

Sinais - Um filme de M. Night Shyamalan



















Informações Sobre o Filme
Gêneros: Drama, mistério, ficção científica e thriller.
País: Estados Unidos da América.
Lançamento: 2 de agosto de 2002 (EUA), 20 de setembro de 2002 (Brasil).
Orçamento: U$ 72.000.000.
Receita Bruta: U$ 227.965.690 (EUA, 31 de janeiro de 2003).
Duração: 1 h 46 min.
Nota no IMDb: 6,7.

É bem comum vermos notícias sobre assuntos ufológicos, como OVNIS, circulo em plantações, principalmente com o avanço da internet, diariamente surgem fotos, vídeos e declarações do gênero. Sinais, um filme de 2002, escrito e dirigido pelo cineasta indiano naturalizado estadunidense M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Fragmentado), dramatiza um evento onde desenhos misteriosos e altamente precisos e esquematizados surgem na plantação de milho do ex-padre viúvo Graham Hess (Mel Gibson), que vive em sua fazenda no condado de Bucks, no estado americano da Pensilvânia, junto com seu casal de filhos Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin) e também com seu irmão mais novo Merrill Hess (Joaquin Phoenix).



Enquanto investigam quem seria o "artista" dos símbolos no milharal, que consideravam ser um invasor da fazenda, descobrem que o fenômeno está acontecendo em diversas cidades do mundo. A trama se desenvolve revelando que alienígenas são os responsáveis por aqueles agroglifos. Dá-se, então, uma invasão dos extraterrestres, os quais têm objetivos não totalmente revelados, havendo apenas suposições dos personagens, sobretudo de Morgan. A família tranca-se no porão de sua casa almejando se proteger dos alienígenas, durante sua permanência no porão, Morgan, que é bem inteligente e preocupado em cuidar de sua irmã mais nova, sofre crise de asma e, para complicar a trama, não carrega consigo seu medicamento para sua enfermidade, seu pai tenta o ajudar a respirar, enquanto revela sua revolta contra o seu Deus que antes servia como padre, culpando-o pela morte de sua esposa e pela desgraça que temia acontecer.

A fotografia do filme adéqua-se muito bem às paisagens rurais do condado de Bucks, conferindo um ar de simplicidade e calmaria nas cenas da família causada pela claridade elevada, principalmente nas cenas fora da casa. É interessante mencionar que as cenas do porão são totalmente opostas, a luminosidade é escassa pela necessidade de poupar pilhas das lanternas e por Marrill ter quebrado a lâmpada incandescente involuntariamente, sugerindo que poderia ser a intensão do diretor fazer um contraste luminoso entre diferentes partes do filme. O ótimo trabalho da fotografia do filme ficou na responsabilidade do diretor de fotografia Tak Fujimoto. A trilha sonora é bem evolvente e a principal fonte do suspense no longa. Trechos dela são mais suaves e causam um breve e equivocado relaxamento do espectador, enquanto trechos de tensão surgem e preenchem as cenas com suspense e ansiedade. O compositor musical do filme é  James Newton Howard. 

O Filme é uma ficção científica, onde há alguns diálogos e atitudes que flertam com o  humor e se encaixam bem nas cenas, partindo sempre de Marrill e Bo. Ao longo do filme, a história da morte da esposa do Graham é contada dividida em diversos flash backs, servindo como uma explicação para o sentimento de angústia e descrença ou revolta para com Deus. Durante todo o filme, há diversas cenas que contribuiem para a solução da problemática do filme, nas quais Bo expressa ter um tipo de TOC com a água, deixando diversos copos contendo água sobre os móveis, espalhados pela casa. 

Ao término do filme, a família é salva por água dos copos deixados por Bo espalhados pela casa, pois os invasores eram vulneráveis à água, de modo nocivo ou mesmo letal, fato que Marrill utilizou para salvar Morgan de uma ataque do último alienígena remanescente da sua espécie na terra (pois os aliens bateram em retirada do planeta). Como Morgan estava passando pela crise de asma, o ataque (jato de veneno lançado contra o rosto) proferido pelo alien ao menino, não penetrou suas vias aéreas, logo, não foi eficaz contra o garoto. A partir de então, Graham passou a acreditar que Deus estava cuidando de todos eles, e havia impedido a morte de seu filho; isso fez com que o homem retornasse à sua fé e à igreja como padre.



Muitos críticos consideram que o diretor utilizou o recurso conhecido como Deus ex machina para resolver a problemática do filme. Conferindo uma falta de criatividade ao fato de os alienígenas serem suscetíveis à água e a garotinha Bo deixar água espalhada pela casa para poder ser usada para combater o alien agressor o final do filme. Minha simples visão é que o diretor quis buscar uma alternativa simples e não-planejada para resolver a situação, deixando uma subjetividade para o espectador, poderia ser que aquela mania da garotinha fosse ainda um "cuidado" (palavra usada aqui no sentido usado por Graham, no filme) de Deus para solucionar o problema, assim como a crise de asma de Morgan (como aos olhos de seu pai).

O filme é bastante recomendado para quem gosta de filmes com a temática ufológica, pois utiliza recursos clássicos como as luzes no céu e os símbolos nas plantações, mas de uma forma que não se classificaria como clichê, e ainda são utilizados na medida correta apenas como uma necessidade construtiva de exposição para o enredo e não de forma forçada. O filme conta com a clássica participação do diretor atuando como um personagem - o homem que dormiu ao volante e matou a esposa de Graham Hess, Ray Reddy.

Trailer



Parabéns pelo seu interesse em conhecer uma nova (hi)(e)stória e em aprender algo novo, volte sempre!
Deus seja louvado!!!
 DMSF

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